O Workshop da Rede Franqueada aconteceu no dia 13 de fevereiro, na Associação Comercial do Paraná, em Curitiba . O evento foi promovido pela APOSTBR e SINFRANCOBR em parceria com a superintendência dos Correios no Paraná. Os franqueados puderam participar presencialmente e também online.
Na abertura, a presidente da APOSTBR e SINFRANCOPR, Maria Salette Rodrigues de Melo, falou que a franquia passa por um momento difícil e que eventos como esse são importantes para atualizar os franqueados, sobre as novidades em relação ao e-commerce . Segundo a presidente, a ideia é mostrar como os empresários do setor podem aproveitar a tecnologia para fazer bons negócios.
O superintendente dos Correios no Paraná, Marcos Paulo da Silva Paim, reforçou que os números do e-commerce mostram como esse mercado está em crescimento e que o momento deve ser de inovação.
A primeira palestra foi do Gerente de Desenvolvimento de Mercado dos CorreiosPR, Klaus Rotman. Ele falou sobre o atendimento e o conceito de Multiexperiência do consumidor.
“Consiste em criar novas experiências para o cliente, transmitir informações e solucionar problemas”.
Anderson Henrique Eler, consultor comercial dos Correios no Paraná, falou sobre a necessidade de se fazer uma análise do comércio eletrônico dos clientes. Também mostrou cases de sucesso em relação a clientes que aumentaram as vendas, após receberem consultoria especializada sobre e-commerce. E convidou os participantes do workshop a refletirem sobre o perfil do e-consumidor:
- Plugado
- Informado
- Ansioso
- Exigente
- Imediatista
Outro convidado da tarde foi o consultor do Sebrae PR Osmar Dalquano Júnior, que falou sobre Tendências e Oportunidades: O mundo Phygital, que reúne o físico, o digital e o social.
Segundo o consultor, é preciso um novo modelo de pensamento e que tarefas operacionais são de responsabilidade da equipe e não do empresário.
“O empresário precisa parar pelo menos 2 horas por semana para estudar, para ler relatórios e tomar decisões”.
Ele ainda trouxe tendências que o franqueado deve saber sobre tendências do mercado atualmente:
- Mais inteligência comercial
- Mais conveniência
- Hiperconectividade
- Plataformas de Fidelização
- Valorização do tempo
- Saúde e Bem Estar
- Comunidade/Social
A palestra final do workshop foi online com o consultor dos Correios , Warley Paulino Pires falando direto de Bauru, em São Paulo, com o tema :Cenário Atual e Tendências do Ecommerce para 2023.