41 3233-8809 e 41 99945-8998 | R. Conselheiro Laurindo, 459 – 11° andar – sala 112 secretaria@sinfranco.org.br

      No contexto do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, os Correios evidenciam as iniciativas corporativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e integram as dimensões social, ambiental e econômica aos seus negócios, com a oferta de soluções inovadoras que atendam às expectativas dos clientes e da sociedade.

      Trata-se de uma cultura cada vez mais incorporada ao dia a dia da empresa, que conta com o envolvimento de todo o efetivo até a alta gestão. Além da adesão a programas e projetos conduzidos por instituições parceiras, os Correios possuem metas e ações vinculadas ao seu plano estratégico que monitoram a redução dos impactos de suas atividades à biodiversidade.

      Nessa Semana do Meio Ambiente, os Correios destacam as principais ações em curso que demonstram o alinhamento dos seus objetivos empresariais à sua política de sustentabilidade.

      Gestão das emissões dos gases do efeito estufa – A cada ano, os Correios reduzem a liberação de gás carbônico na atmosfera. Isso envolve toda a sua cadeia produtiva, com a coleta de dados sobre as emissões de gases de efeito estufa produzidos por toda a frota – nos modais rodoviário, aéreo e naval -, em viagens a serviço, no consumo de energia elétrica, emissão de gases de sistemas de ar-condicionado e até do deslocamento de empregado casa-trabalho. Vale ressaltar que os Correios estão elaborando o 10º Inventário Corporativo de Emissão de Gás Carbônico relativo ao ano 2021.

      Pela qualidade desse trabalho, os Correios receberam um certificado de reconhecimento da União Postal Universal (UPU), com os cumprimentos oficiais pelos resultados e pelo exemplo que dão à comunidade postal mundial, “enquanto empresa responsável e importante para o desenvolvimento sustentável”.

      Ações socioambientais – Dentro do programa EcoPostal, os Correios realizam, desde 2013, a doação de camisas de carteiros, malas e malotes inservíveis, em bom estado, para serem transformados em novos itens. Com o reaproveitamento os tecidos, evita-se a incineração desse material, reduzindo impactos ambientais e promovendo inclusão social e geração de renda.

      Como parceiros do EcoPostal, o programa Pátria Voluntária e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em 2020, destinaram tecidos para a confecção de máscaras e outros produtos que ajudam no combate à pandemia da covid-19, que são entregues, gratuitamente, às pessoas em vulnerabilidade social.

      Coleta seletiva solidária – A empresa direciona resíduos como papel, papelão e plásticos a cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A ação é realizada em unidades dos Correios em vários locais do país e beneficia centenas de associações. Além disso, todas as caixas de encomendas e envelopes comercializados nas agências têm a certificação Forest Stewardship Council (FSC), do Programa Brasileiro de Certificação Florestal, que assegura a exploração sustentável das florestas.

      Serviços ecoeficientes – Pensando nas gerações futuras, os Correios integram os aspectos social, ambiental e econômico em tudo que fazem e, assim, oferecem produtos e serviços que entregam inovação tecnológica e eficiência, aliados à redução de impactos ambientais. Alguns dos serviços ecoeficientes dos Correios:

      e-Carta: Oferece postagem eletrônica e impressão do objeto postal em papel de fonte renovável; ao reduzir a distância a ser percorrida no transporte, a solução promove ainda a redução de emissão de CO2;

      Pagamento e envio de comunicados: Modalidade do e-Carta para órgãos do judiciário que viabiliza o recebimento de documentos, por meio eletrônico, e a entrega física o mais próximo possível do endereço, com a integração ao fluxo postal dos Correios;

      Mala Direta Especial: A solução evita a postagem de objetos com CEPs inválidos ou mal endereçados; realiza a validação do CEP ao receber o arquivo eletrônico e devolve os objetos postais com CEPs incorretos ao remetente, para a atualização da base de dados; assim, são evitados devoluções e deslocamentos desnecessários;

      Locker: Os armários inteligentes instalados em locais de grande circulação de pessoas, sendo um endereço alternativo para o recebimento de encomendas, além de aumentarem a eficiência das entregas, também contribuem para a economia de recursos, reduzindo o fluxo de veículos e a poluição nas cidades.

      Essas e outras ações estão alinhadas ao Plano Estratégico 2022/2026 dos Correios e abarcadas pelo Valor Organizacional “Responsabilidade e compromisso com o resultado na prestação de serviços e no uso consciente de recursos para assegurar a sustentabilidade do negócio”.

      Tais direcionadores corporativos traduzem a aderência dos Correios a essa causa e contribuem com o Brasil no cumprimento da Agenda Mundial para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030, compromisso global assumido em 2015 por 193 Estados-Membros, inclusive o Brasil.

      Próximo Post
      O SinfrancoPR e o Sineepres chegaram a um acordo sobre…

      O Sinfranco está atento à renovação dos contratos de franquia postal dos associados.

      Será encaminhado um check list e informações importantes a respeito da renovação contratual, a fim de nortear a organização dos documentos e observação das regras.

      É imprescindível que as AGFs atentem para o quê é necessário, bem como aos prazos a serem cumpridos tendo em vista que, uma vez decorridos, não haverá a renovação.

      Sugerimos que sejam estudados os anexos, e qualquer dúvida pode ser encaminhada ao Sinfranco, que por sua vez, procurará esclarecê-las.

      Ressaltamos a importância de agendar cautelosamente os prazos a serem cumpridos.

      Clique aqui para baixar o arquivo com o Check List para a renovação de contrato.