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      O ano de 2022 tem sido singular para a história da empresa Correios. Após o anúncio do melhor balanço financeiro dos últimos 22 anos, a estatal celebrou nesta terça-feira (29), em evento no Correios Sede, em Brasília/DF, seus 53 anos de existência revigorados e fortalecidos, tal como ocorreu em 1969. O evento, que foi transmitido pelo canal da empresa no YouTube, contou com as presenças do presidente da estatal, Floriano Peixoto, da Diretoria-Executiva, de empregados e convidados. Em 20 de março, pelo Decreto-Lei nº 509, o departamento governamental se tornou empresa pública com a missão de desenvolver uma política de democratização da comunicação em todo o País. Desde então, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, também reconhecida pela sociedade pela sigla ECT, seguiu avante. Ao longo dessas cinco décadas, a estatal esteve à frente dos grandes projetos de universalização dos serviços postais, proporcionando inclusão, levando cidadania, cumprindo com seu propósito de conectar pessoas e negócios pelo Brasil e pelo mundo.

      Nesse período, destacam-se a implantação da Rede Postal Noturna (RPN), a evolução e atualização do CEP, o aprimoramento das rotinas operacionais – com a instalação de novos centros de triagem pelo território nacional -, e a criação do SEDEX, que completa 40 anos em 2022. Naquele momento, os Correios se consagraram como uma das mais avançadas empresas de comunicação do planeta. Coube à estatal se reinventar diante dos novos paradigmas e modelos de comunicação e consumo emergidos na virada do século, cenário no qual os Correios souberam, oportunamente, se inserir e alcançar destaque no mercado. Para o presidente da empresa, Floriano Peixoto, as transformações necessárias à estatal estão em curso para que a ECT possa responder à altura as expectativas de todos os segmentos que atende. “Quando chegamos, em junho de 2019, encontramos uma instituição com perspectivas incertas de futuro, pois as sequelas causadas no passado recente a comprometeram como empresa pública não-dependente de recursos governamentais, e também sua credibilidade. Nada, no entanto, que não pudesse ser superado e revertido, desde que enfrentado com honestidade, coragem, dedicação e profissionalismo, virtudes incorporadas pela atual administração”, disse o gestor.

      SEDEX 40 anos – Durante o evento realizado nessa terça-feira, a empresa também lembrou a primeira postagem do SEDEX, ocorrida em março de 1982. O feito marcou o nascimento do serviço que se tornaria líder no segmento de encomendas nacional. O produto foi pensado com o objetivo de oferecer entrega rápida e eficiente de remessas com até 5kg. Proposta até então inédita no Brasil, apenas no ano de lançamento foram distribuídos mais de 72 mil objetos. Hoje, o portfólio de soluções criado para acompanhar o crescimento do promissor comércio eletrônico brasileiro conta com uma linha premium que inclui o SEDEX 10, SEDEX 12 e o SEDEX Hoje. O sucesso do modelo é visível em números. Somente em 2021, foram quase 170 milhões de postagens. Todos esses serviços tornaram-se sinônimo de entrega expressa segura e confiável, colocando a empresa nos mais altos níveis de competitividade e relevância do setor logístico.

      A solenidade também reservou momentos de homenagens a personagens marcantes para a trajetória da ECT. Entre eles, foi lembrada a gestão de Adwaldo Cardoso Botto, que ocorreu de março de 1974 a janeiro de 1985. Foi nesse período que as principais inovações foram implementadas, como a estruturação da RPN, a padronização dos índices de qualidade, a interiorização dos processos operacionais, serviços e produtos.

      Coronel Botto, como é conhecido, inaugurou o SEDEX, sendo o primeiro remetente do serviço, ao enviar uma encomenda ao ministro das Comunicações da época, Haroldo Corrêa de Mattos, que também presidiu a estatal por quatro anos. Para homenageá-lo, foi descerrada, nesta terça-feira, a placa do auditório do Correios Sede, em Brasília, com seu nome.

      Novo capítulo – A estatal tem vivido, nos últimos dois anos, um processo importante de recuperação de sua sustentabilidade. O resultado financeiro histórico obtido em 2021 – quando a empresa auferiu o valor recorde de R$ 3,7 bilhões de lucro recorrente -, é acompanhado por uma série de ações que estão sendo implementadas em todas as áreas: gestão de pessoas, negócios, operações, segurança e estratégia.

      Com a pandemia da covid-19, a empresa Correios se manteve compromissada com os cidadãos, prestando serviços essenciais por meio da ampla capilaridade dos seus canais de atendimento. As agências mantiveram-se abertas e os empregados, ao lado dos clientes e da população. O período segue marcado pela alavancada do e-commerce e pela acelerada digitalização, momento em que a estatal fortaleceu a parceria com os pequenos, médios e micro empreendedores, ofertando soluções mais modernas e digitais que permitiram a continuidade dos negócios. A empresa tem mensurado números inéditos de postagem e distribuição nas duas últimas edições da Black Friday, o que tem ajudado a estimular a economia brasileira.

      Para isso, a empresa tem realizado investimentos importantes em infraestrutura para aperfeiçoar os índices de qualidade, ofertar prazos menores e preços competitivos.

      Tamanho comprometimento e pro-atividade institucional foram destacados pelo presidente Floriano Peixoto. “Com muito suor e o esforço de todos, desde a ponta da linha até o presidente, conseguimos fazer com que a empresa reconquistasse a confiança e a reputação junto aos brasileiros, mesmo enfrentando a grave crise sanitária que a todos abalou. Tendo a segurança de seus empregados, clientes e fornecedores como prioridade, adotamos medidas de prevenção adequadas para garantir que, em momento algum, nossas atividades fossem suspensas por ação da pandemia. Fortalecemos, assim, nossa existência como prestadores de serviço essencial à população”, discursou.Ao comemorar 53 anos, os Correios se apresentam com uma empresa rumo à plena sustentabilidade, fortalecida diante do mercado e pronta para acompanhar os desafios e a evolução dos serviços postais. Realizando entregas e ofertando serviços em todo o país, a ECT segue superando as expectativas daquele 1969, reafirmando seu compromisso com os brasileiros.

      Assista no canal dos Correios no YouTube ao vídeo institucional de comemoração dos 53 anos da ECT.

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      Neste mês de abril, os Correios promoveram a redução de…

      O Sinfranco está atento à renovação dos contratos de franquia postal dos associados.

      Será encaminhado um check list e informações importantes a respeito da renovação contratual, a fim de nortear a organização dos documentos e observação das regras.

      É imprescindível que as AGFs atentem para o quê é necessário, bem como aos prazos a serem cumpridos tendo em vista que, uma vez decorridos, não haverá a renovação.

      Sugerimos que sejam estudados os anexos, e qualquer dúvida pode ser encaminhada ao Sinfranco, que por sua vez, procurará esclarecê-las.

      Ressaltamos a importância de agendar cautelosamente os prazos a serem cumpridos.

      Clique aqui para baixar o arquivo com o Check List para a renovação de contrato.