Os dias 28 e 29 de abril de 2022, vão ficar marcados na história da ApostBR e do SinfrancoPR. O Encontro, que foi realizado no Hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu, reuniu franqueados dos Correios de todo o Brasil e tratou de temas como Inovação, Tecnologia e Logística.
Na abertura do evento, no dia 28 de abril, o agradecimento da presidente da Apost e Sinfranco, Maria Salette Rodrigues de Melo pela presença de todos e a fala inspiradora do Sr. Rocha Lima, que foi quem criou as franquias dos Correios quando era presidente nos anos 90. Na oportunidade, aconteceu a comemoração pelos 30 anos do franchising dos Correios.
Um encontro técnico com muitas dicas práticas
O segundo dia do Encontro, em Foz do Iguaçu, começou com as boas vindas da presidente da Apost e SinfrancoPR, Maria Salette Rodrigues de Melo, que chamou ao palco Rocha Lima, idealizador das franquias dos Correios, Franklin Furtado, coordenador dos Serviços Postais do Ministério das Comunicações e Luiz Carlos Hauly, consultor tributário.
Franklin Furtado parabenizou pelo evento e disse que encontros assim devem ser estimulados. O ex- deputado Hauly reforçou a necessidade da franquia criar estratégias para cuidar do coletivo, em Brasília. Para Rocha Lima, que mais tarde deu uma aula de história para os participantes, disse que as franquias devem continuar fazendo o que fazem de melhor, que é logística.
Entendendo o mundo dos Marketplaces
A primeira palestra no encontro, em Foz do Iguaçu, foi com Alexandre Nogueira, idealizador da Universidade dos Marketplaces, que explicou como funciona os principais canais de venda pela internet. Ele chamou a atenção para a necessidade dos franqueados aproveitarem os momentos.
Também perguntou para os franqueados se eles sabem onde os clientes vendem e que, saber essa resposta é essencial na hora de oferecer as melhores rotas.
Segundo Nogueira, é preciso estar atento ao que os clientes querem.
“O que gera valor para os clientes é :atenção, serviço de qualidade, postagens no dia e aumento de vendas”, disse
Apesar das restrições para as franquias na hora de fazer a divulgação do trabalho, Nogueira afirmou que sempre é possível agregar valor sendo, por exemplo, fonte de informação.
“Ao antecipar novidades e entender do mundo os marketplaces você consegue se tornar uma referência na sua cidade”.
Ele finalizou a palestra reforçando que o empreendedor tem que se adaptar sempre e reforçou a importância dos franqueados estarem cada vez mais unidos.
Painel debate a importância da tecnologia para os franqueados
Ainda no período da manhã, aconteceu o Painel Tecnologia, Inovação e Mercado que teve como mediador, Thelmo Moura, presidente da Apost MG e diretor de comunicação da Apost Nacional e como debatedores: Marco Dutra, representante SGPWeb, Hilton Chipon Junior, criador da plataforma Meus Correios e Daniel Ricardi, diretor comercial – Visual Set Tecnologia.
O painel ajudou a esclarecer os franqueados sobre como a tecnologia pode ajudar no trabalho do dia a dia nas agências. Mesmo em momentos de dificuldades como agora, chegou-se à conclusão que é preciso estar sempre se atualizando e aberto a novidades.
Todos concordaram que ainda dependemos de mudanças de regras por parte dos Correios para conseguir evoluir mais na parte de tecnologia.
Uma reflexão sobre a experiência do cliente
A primeira palestra da tarde foi com a consultora e empresária Jacqueline Gomes. Certificada pelo Disney Institute, ela é especialista na implantação da cultura de excelência em atendimento com mais de 10 anos de experiência na área. Usando os exemplos da Disney, fez os participantes refletirem sobre a importância de um atendimento de qualidade nas agências.
Ela lembrou que as pessoas vão até os Correios com necessidades específicas e que isso tem que ser observado pelos empresários na hora do atendimento. Segundo a consultora, você tem que entregar valor e para isso é preciso seguir uma cadeia de excelência que envolve: Excelência de liderança, excelência de elenco (colaboradores), satisfação dos convidados ( clientes), lealdade e resultado.
Ela falou também da importância de dar foco nos detalhes para oferecer um atendimento de excelência:
“Construa experiências genuínas e consistentes. O mundo pode estar online, mas queremos cada vez mais experiência offline”, afirmou.
Painel Jurídico levou informações sobre a prorrogação dos contratos
O Painel Jurídico, teve apresentação da advogada Adriana Mussaç, assessora jurídica do SinfrancoPR. Ela falou de um tema que é de interesse de boa parte dos franqueados nesse momento, que é a prorrogação do contrato de franquia postal com os Correios. Segundo a advogada, é natural que os empresários tenham dúvidas, uma vez que o volume de documentos é grande.
Uma das orientações para os franqueados, é que eles mandem e-mails regularmente para os Correios para ver como está a situação, perguntando sobre as datas para envio de documentos.
“Mande um e-mail dizendo que tem interesse na renovação do contrato”, diz.
O anexo 4 do contrato também é uma preocupação dos empresários. Nesse caso, Adriana diz que o franqueado tem que se munir de documentação, fazer prints e mandar e-mails. Deixar tudo documentado, de acordo com a advogada, é essencial para garantir seus direitos.
“É importante documentar e, se for preciso, discutir depois”, orienta Mussac.
A história das franquias contada por quem teve a ideia
O encontro, em Foz do Iguaçu, terminou com a palestra do Sr. Rocha Lima, que honrou a todos com a sua presença. Em uma palestra cheia de história e bom humor, ele contou como teve a ideia de criar as franquias dos Correios. Rocha Lima foi Presidente dos Correios entre 1990 e 1993. Antes disso, passou por diversos setores da empresa, sempre pensando em como driblar as dificuldades que apareciam. Na busca por um novo modelo de encomenda criou, por exemplo, O Sedex, Serviço de Encomenda Expressa Nacional, ele foi idealizado para entregas rápidas de encomendas e documentos.
Foi o desejo de ampliar a atuação dos Correios que levou ao conceito de franquia. Batalhou durante 6 meses para conseguir autorização para criar a Rede de Franquias e 3 anos depois do início, já eram mais de 1800 unidades pelo Brasil.
Rocha Lima se colocou à disposição dos franqueados para ajudar com informação e reforçou que a união é essencial para o setor.
“Coletivamente vocês são melhores que qualquer transportadora no Brasil”, lembrou.